World Council of Churches

O Conselho Mundial de Igrejas é uma comunhão global que busca a unidade, o testemunho comum e o serviço.

Você está aqui: Entrada

Novidades

Igrejas argentinas saúdam o encontro do neto de uma das fundadoras das Avós da Praça de Maio

Após procurar por mais de 35 anos, as Avós da Praça de Maio, na Argentina, finalmente encontraram o neto de Estela de Carlotto, uma de suas fundadoras.

CMI pede orações e solidariedade com as igrejas do Norte do Iraque

Em carta aberta às igrejas-membro do CMI na região Norte do Iraque, a Dra. Isabel Apawo Phiri, diretora associada e secretária geral interina do CMI, pediu orações pelos cristãos, comunidades de igrejas e povo da região da planície de Nínive, no Norte do Iraque, assim como a região circundante.

CMI pede ações urgentes no Iraque

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) emitiu um apelo urgente às Nações Unidas pedindo uma resposta imediata ao assassinato de cristãos e outros grupos por parte de militantes do autoproclamado Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS).

CMI convida igrejas a participar de diálogo da ONU sobre cultura e desenvolvimento

Com o intuito de valorizar as perspectivas oriundas de organismos baseados na fé nos debates da ONU sobre cultura e seu papel na agenda de desenvolvimento pós-2015, o escritório do CMI junto à ONU, em Nova Iorque, está convidando as igrejas a participar de uma consulta virtual.

CMI relembra a contribuição de Rubem Alves ao movimento ecumênico

O brasileiro Rubem Alves, um dos fundadores da Teologia da Libertação, faleceu no dia 19 de julho, aos 80 anos de idade. Erudito, professor, ativista, psicoterapeuta e escritor, Alves foi lembrado por colegas, ex-alunos, jornalistas e chefes de Estado.

Igrejas pedem o fim imediato das hostilidades em Gaza

Expressando grave preocupação com a escalada das operações militares em Gaza, o secretário-geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, afirmou que “as hostilidades devem parar. Há que se oferecer a Israel, Palestina e à região a esperança da paz, uma paz baseada na justiça, uma paz duradoura que leve à reconciliação".

CMI expressa preocupação com êxodo de cristãos no Iraque

Em declaração oficial emitida no dia 21 de julho, o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, Rev. Dr Olav Fykse Tveit, expressou profunda preocupação com o êxodo de comunidades cristãs na cidade iraquiana de Mosul devido às ameaças do autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e Síria (EIIS). Tveit descreveu o fenômeno como “uma tragédia” tanto para cristãos como para muçulmanos.

Consulta do CMI na Guatemala enfocará paz e segurança

Mais de trinta participantes de diferentes países da América Latina irão se encontrar na cidade de Antigua, Guatemala para uma consulta regional sobre os temas da paz e da segurança humanitária na América Latina.

Secretário geral do CMI afirma: "A unidade cristã é intrínseca à graça de Deus

“A unidade cristã é uma dimensão intrínseca da graça de Deus conosco. Ela pertence a nossa fé, pois também a confessamos nos credos da igreja antiga. Pertencer a Cristo significa pertencer ao corpo de Cristo, a Igreja", afirmou o secretário geral do CMI, Olav Fykse Tveit, enquanto se referia ao processo de convênio que envolve cinco denominações de igrejas no País de Gales.

Líderes religiosos afirmam que o Tratado de Comércio de Armas deve regulamentar também munições

Líderes representantes de 90% dos 2 bilhões de cristãos do mundo emitiram uma apelo aos 194 governos que estão, atualmente, negociando o primeiro Tratado de Comércio de Armas que mantenham a questão da munição no texto do documento a ser aprovado.

Líderes ecumênicos defendem um futuro sustentável para a Terra na Rio +20

O Patriarca Ecumênico Bartolomeu I de Constantinopla e o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, expressaram sua preocupação com a sustentabilidade futura da Terra e esperam compromissos mais significativos ligados à justiça climática na Rio +20.

Auto-compreensão cristã no contexto das religiões indígenas

Com a participação de pessoas vindas de várias regiões do mundo, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) realizou uma consulta sobre a auto-compreensão cristã no contexto das tradições espirituais indígenas. O encontro foi organizado pelo programa de diálogo e cooperação inter-religiosa do CMI em colaboração com o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e da Federação das Igrejas Evangélica Argentina (FAIE), entre os dias 6 e 9 de fevereiro, em Buenos Aires, Argentina.

Assembléia de 2013: “Deus da vida, guia-nos à justiça e à paz”

“Deus da vida, guia-nos à justiça e à paz” será o tema da 10ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que acontecerá em outubro de 2013, em Busan, Coréia do Sul.

Angola : Igrejas comprometidas com a superação da volência

Angola, localizado na zona austral do continente africano, é um país onde o povo começou a respirar sinais de paz a partir do ano de 2002, depois de uma longa guerra que dizimou milhares de seus cidadãos e parte de seus recursos naturais.