World Council of Churches

O Conselho Mundial de Igrejas é uma comunhão global que busca a unidade, o testemunho comum e o serviço.

Você está aqui: Entrada

Novidades

Peregrinos da justiça climática planejam causar impacto na COP 21 em Paris

Milhares de pessoas planejam participar em diversas partes do mundo, a pé ou de bicicleta, de uma peregrinação em prol da justiça climática.

Igrejas do Brasil promovem unidade com diversidade no material para a semana de oração 2015

Uma visão de unidade cristã acompanhada por respeito pela diversidade inspirou a o processo de elaboração dos materiais deste ano da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Ataques em Paris provocam debates sobre a liberdade de expressão em fórum organizado pelo CMI

Os ataques da semana passada ao jornal francês Charlie Hebdo, somados aos ataques contra a polícia e aos civis numa mercearia judaica daquela cidade, desencadearam vigorosas reflexões sobre a liberdade de expressão, os valores religiosos e o papel das igrejas durante um fórum promovido pelo departamento de comunicação do CMI.

CMI expressa choque diante dos assassinatos na Nigéria

O CMI manifestou profundo choque em relação aos ataques do grupo extremista Boko Haram na Nigéria que, presumidamente, custaram a vida de mais de 2.000 pessoas, incluindo crianças utilizadas em ataques suicidas.

O CMI saúda a reconciliação entre Cuba e os Estados Unidos

Seguindo a evolução positiva nas relações entre Cuba e os Estados Unidos, anunciada no dia 17 pelos respectivos governos, o secretário-geral do CMI, expressou sua gratidão pelo processo.

COP 20: Igrejas reforçam o engajamento ecumênico por justiça climática

Entre os dias 1 e 12 de dezembro, a capital do Peru, Lima, está recebendo a XX Conferência das Partes (COP 20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Diversas inicativas de incidência em torno do tema da justiça climática estão sendo realizadas com participação direta de igrejas-membro do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e demais parceiros ecumênicos.

Os cristãos são chamados a serem pacificadores e construirem a paz justa

A peregrinação de justiça e paz foi o foco central do discurso do secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, na abertura da Consulta Ecumênica sobre a Paz, em Sigtuna, Suécia. Tveit convidou os cerca de 80 participantes vindos de todo o mundo a unirem-se ao caminho comum de esperança.

Igrejas e organismos ecumênicos engajados na campanha de 16 dias de ativismo contra a violência de gênero

A cada ano, o dia 25 de novembro é emblemático para mulheres de todo o mundo. A data congrega esforços de incidência e gestos formais de memória da violência sistemática sofrida a cada dia por metade da população mundial. Cristãs e cristãos ao redor do mundo também estão engajadas/os num compromisso mais ativo com o objetivo de exterminar a violência de gênero.

Organismos ecumênicos promoverão justiça climática durante a COP 20

Com o início da XX Conferência das Partes (COP20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), no dia 1 de dezembro, em Lima, Peru, igrejas-membro e parceiros do CMI iniciam ações de incidência para promover a causa da justiça climática na perspectiva das organizações baseadas na fé.

Peregrinação de justiça e paz dá visão aos programas do CMI

"A peregrinação é tanto uma maneira de continuar o trabalho do movimento ecumênico como uma forma de avançar em tempos que trazem novas dimensões, oportunidades e práticas", afirmou o secretário geral do CMI, Rev. Dr Olav Fykse Tveit.

Peregrinação de justiça e paz inspira comunicadores da América Latina

O tema "peregrinação de justiça e paz" foi o ponto de partida para discussões sobre o futuro da cooperação entre organizações cristãs de comunicação durante um seminário promovido pelo CMI. O seminário foi parte da assembleia bianual da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação, de 3 a 5 de outubro, em Buenos Aires, Argentina.

Igrejas e agências formulam estratégias de combate ao surto de Ebola

Com o objetivo de colaborar na resposta à crise de Ebola no Oeste da África, que já ceifou mais de 3000 vidas, o CMI reuniu representantes de organizações cristãs de ajuda humanitária e agências da ONU para aprenderem uns com os outros e aumentarem seus esforços.

Líderes religiosos indígenas refletem sobre resistência e mudanças climáticas

Os povos indígenas têm um papel importante a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas, declararam líderes religiosos indígenas durante um painel da Conferência Inter-religiosa sobre Mudanças Climáticas, relizado no Centro de Igrejas para as Nações Unidas, em Nova Iorque.

Novo documento da ONU abre as portas para que as igrejas façam mais pelos direitos dos indígenas

Ao longo da história recente dos povos indígenas há diversos tratados, declarações e leis que acabaram definhando na obscuridade ou são simplesmente ignorados.

Declaração inter-religiosa aborda o tema das mudanças climáticas

Enquanto mais de 300 mil pessoas participavam, no dia 21 de setembro, da manifestação sobre mudanças climáticas pelas ruas de Nova Iorque, 30 líderes de nove religiões assinavam uma declaração que pede ações concretas para a diminuição de emissões de carbono.

Charles Harper, defensor dos direitos humanos, recebe condecoração do governo argentino

Ex-funcionário do CMI, o Rev. Charles Harper recebeu a Ordem Comendador de Maio, uma alta distinção do governo argentino, por seu trabalho emblemático na defesa dos direitos humanos no movimento ecumênico.

Arcebispo de Cantuária reflete sobre a “peregrinação de justiça e paz”

O Arcebispo de Cantuária Sua Graça Rev. Justin Welby generosamente concedeu uma entrevista sobre a "peregrinação de justiça e paz", em São Paulo, Brasil, no dia 4 de setembro. Sua visita ao país deu-se no contexto de uma jornada pessoal empreendida por Welby que já incluiu 31 províncias anglicanas ao redor do mundo desde sua coroação como arcebispo, em 2013.

Organismos de igrejas exploram caminhos para o fortalecimento das relações

Uma consulta internacional, realizada em Malawi, abordou os desafios das relações de cooperação entre as igrejas e os organismos de igrejas que apoiam o desenvolvimento, também conhecidos como "ministérios especializados", a fim de promover a colaboração mútua e uma visão comum sobre o trabalho conjunto por justiça e paz.

Migração transforma o jeito das igrejas fazerem teologia

"Diante da realidade da migração, a educação teológica pode levar a transformações na igreja", afirmam participantes de seminário organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas.

CMI expressa solidariedade no Dia Internacional em Memória das "Mulheres de Conforto"

A Dra. Isabel Apawo Phiri, diretora associada e secretária geral interina do CMI, expressou solidariedade com todos os que buscam justiça para as mulheres coreanas que foram submetidas à escravidão sexual pelo Exército Imperial do Japão durante a II Guerra Mundial.