Letter to the president of Brazil and to the Brazilian people on the occasion of the World Cup 2014.  Only available in Portuguese.

Genebra, 12 de junho de 2014

 

À
Sua Excelência
Presidenta da República Federativa do Brasil
Sra. Dilma Rousseff

Saudações em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Nos próximos 32 dias, o mundo estará com os olhos direcionados para o Brasil acompanhando a realização da Copa do Mundo de futebol. Eu gostaria de aproveitar a ocasião da abertura deste evento grandioso e enviar minha saudação e encorajamento à Sua Excelência e ao povo do Brasil e da América Latina.

Através do amor ao futebol, vocês estarão reunidos com milhares de convidados vindos do mundo todo e tornarão o seu país num ponto de encontro de diversas culturas, etnias e expressões religiosas.

O futebol é um dos elementos mais influentes na formação de jovens ao redor do mundo. Ele tem o potencial de restaurar e unir a juventude em torno de atividades saudáveis e justas. O esporte, como um todo, é também uma ferramenta poderosa de inclusão social e no caminho da construção da paz e da dignidade para todos.

O Conselho Mundial de Igrejas tem uma longa e bonita história de cooperação com as igrejas do Brasil. Talvez a mais marcante delas é a que envolve nosso apoio e ação direta, ao longo da década de 80,  no projeto “Brasil: Nunca Mais!”. Em 2011, entreguei pessoalmente ao seu Procurador Geral da República cópias de arquivos, documentos e microfilmes da época da ditadura militar que estavam salvaguardados, desde a décadas de 70 e 80, nos arquivos de nossa sede em Genebra, Suíça. Este material foi fundamental no desenvolvimento do projeto “Brasil: Nunca mais! Digit@l”.

Algumas de nossas 345 igrejas-membro são do Brasil. Elas cooperam ecumenicamente tanto em nível local como global. Durante a Copa do Mundo, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) vai oferecer uma série de atividades e oportunidades para que visitantes estrageiros possam entender melhor o contexto brasileiro e tenham a possibilidade de partilhar sua fé. O programa inclui celebrações inter-religiosas em torno do tema da paz e ações de conscientização sobre questões como o tráfico humano e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Fiquei muito animado quando soube que seu governo está apoiando o CONIC nesta iniciativa.

Todos sabem como o povo brasileiro ama o futebol. Esperamos que este amor se manifeste em vários aspectos que envolvem este evento global e que, ao seu final, a Copa do Mundo também seja lembrada como um momento histórico na busca dos povos por justiça e paz.

 

Cordiais saudações,

Rev. Dr Olav Fykse Tveit

Secretário Geral
Conselho Mundial de Igrejas